Uganga: Manifesto Cerrado

uganga_capa-manifesto-cerrado

Uma banda que vem crescendo muito nos últimos tempos, como um resultado do constante trabalho brilhante que vem realizando, é o Uganga. A banda que lançou o excelente Opressor (2014), já resenhado aqui no Rock’N’Prosa (confira AQUI), lançou esse ano o seu primeiro DVD, mas não é um DVD qualquer.

Mais que um documentário, o Manifesto Cerrado (2017) retrata uma história de luta e acima de tudo, companheirismo. Mostrando a estrada, o trabalho em conjunto, as dificuldades e como elas são superadas. O Cerrado, que é a casa deles, tomou dimensões mundiais.

O documentário inicia com um resumo das origens da banda, focando nas gravações e produção do Opressor (2014), último trabalho de estúdio da banda. A turnê europeia, que deu origem ao álbum EuroCaos (2013) também é bastante retratada. Tudo isso é intercalado por histórias contadas pelos integrantes, o que nos transporta para dentro da Família Uganga. Além de destacar a inclusão das três guitarras na banda, o documentário é encerrado com a turnê do Uganga pelo Nordeste, por onde passaram por Mossoró/RN.

Destaco ainda o trabalho da assessoria de imprensa da banda, com Eliton e Susi, da Som do Darma, que acompanharam a banda em diversos momentos — o que incluiu as turnês e até o lançamento oficial do Opressor (2015) para a imprensa (tudo isso é registrado no documentário).

Como gosto em documentários, o Manifesto Cerrado (2017) é um pedaço de história do rock mineiro e do Brasil. Ele vem para cravar a trajetória do Uganga no caminho da música brasileira. Para acompanhar isso, claro, eles gravaram um show na bonita e mágica Estação Stevenson, em Araguari/MG.

O show tem caráter intimista e a banda toca em formato circular, como se estivesse em um ensaio. A presença de amigos da banda ratifica isso. Particularmente achei uma escolha bastante feliz para a banda — a realização desse formato de show –, porque torna ainda mais único o Manifesto Cerrado (2017). O show torna-se uma extensão do documentário e vice-versa, tudo se comunica muito bem entre si e assistindo aos dois podemos ter uma noção do que é esse “universo Uganga”.

Por enquanto, a banda disponibilizou o Manifesto Cerrado (2017) em seu canal no Youtube, mas logo mais ele deve sair em formato físico e não preciso nem dizer que para você, fã de música, esse é um item quase obrigatório de se ter na coleção.

Confira também o Prosacast #08, com o Uganga: http://rocknprosa.com.br/index.php/2016/10/11/prosacast-08/

DVD I — Show na Estação Stevenson

DVD II — Documentário

Comentários estão desabilitados no momento.